Novidade na AWS: Stop/Start em instâncias RDS

Em uma publicação feita no início deste mês, a AWS anunciou que seus usuários agora podem parar e iniciar instâncias RDS MySQL, MariaDB, PostgreSQL, Oracle e MS SQL Server facilmente, através de alguns cliques em seu console ou via uma única chamada usando AWS API ou AWS CLI. Isso pode significar uma redução de custo considerável em seu ambiente.

Basicamente, o RDS agora será cobrado como o serviço EC2: enquanto a instância RDS estiver desligada, você pagará apenas pelo seu armazenamento provisionado e snapshots realizados.

Por que devo utilizar o recurso para iniciar e parar instâncias RDS?
Para aqueles que não sabem o motivo deste novo recurso, ele se resume aos custos em ambientes onde a instância não é necessária 24 horas por dia. Isso pode não ser um problema em ambientes produtivos onde a maioria das aplicações necessita do banco de dados ligado a todo instante, mas e quanto a instâncias que passam longos períodos de inatividade, como as utilizadas em ambientes de desenvolvimento?

Anteriormente, a única maneira de não ser cobrado pela instância RDS era efetuar um snapshot, e em seguida, removê-la. Quando necessário, era preciso efetuar a restauração deste snapshot. Esta solução nunca foi tão eficiente, fazendo com que a maioria dos usuários acabassem por utilizar a instância RDS 24/7. Agora, com este novo recurso, não precisaremos mais pagar pela instância em períodos de inatividade.

No entanto, tenha em mente as seguintes observações:
– Como informado acima, o armazenamento será cobrado normalmente. Você não pagará apenas pelo valor da instância.
– Ao efetuar um desligamento, a instância permanecerá inacessível por 7 dias. Após este período, ela iniciará automaticamente.
– Este novo recurso pode ser utilizado apenas em instâncias Single-AZ, utilizadas para ambientes que não são ambientes de produção.

Agende o horário de funcionamento de sua instância RDS conosco
Entre em contato para automatizarmos o horário de funcionamento de seu ambiente de desenvolvimento/homologação!

Categorias: