Ganhando elasticidade e reduzindo custos com AWS Autoscaling

Muitas empresas sofrem com as demandas variáveis, por não terem os recursos suficientes, ocasionado falhas e quedas nos seus serviços. Com o uso do AWS Autoscaling esse problema será solucionado, pois ele ajustará os seus recursos elasticamente conforme sua demanda.

O AWS Autoscaling é adequado a aplicativos que têm padrões de demanda variáveis ou que experimentam variações horárias, diárias ou semanais de utilização.

 

autoscaling 1

 

O que é AWS Autoscaling?

 

AWS Autoscaling é um método muito utilizado na computação em nuvem , em que a quantidade de recursos computacionais podem ser ajustados automaticamente, normalmente medido no número de servidores ativos. Ele está intimamente relacionado à idéia de balanceamento de carga em múltiplos servidores através de uma escalabilidade horizontal.

 

Como o AWS Autoscaling pode me ajudar?        

O AWS Autoscaling ajuda a manter a disponibilidade do serviço ou aplicativo e permite aumentar ou reduzir a quantidade de instâncias EC2 para cima ou para baixo de forma automática, de acordo com condições pré-definidas. O AWS Autoscaling também pode aumentar automaticamente o número de instâncias durante picos de demanda para manter o desempenho e posteriormente diminuir a capacidade durante períodos ociosos. Por esta razão, irá reduzir os custos, pois não precisará pagar por um recurso que não está sendo utilizado.

 

Como é a cobrança do AWS Autoscaling?

O serviço do AWS Autoscaling não possui cobrança, mas como ele utiliza outros serviços para conseguir atender as demandas, as cobranças aplicadas são os valores dos serviços utilizados por ele, como por exemplo o EC2 (Elastic Compute Cloud) e o ELB (Elastic Load Balancing) e etc.

Uma observação importante é que alguns serviços da AWS são cobrados por hora cheia como por exemplo as instâncias EC2.

Desta forma, não importa se a instância EC2 operou por 60 segundos ou por 60 minutos: a AWS irá cobrar uma hora cheira. Dessa forma é muito importante evitar situações de ciclos curtos, como por exemplo, onde um servidor é adicionado ao grupo por 10 minutos, retirado logo depois e alguns minutos após outro é adicionado.

AWS Autoscaling em ação

Nesse exemplo o AWS Autoscaling está configurado com uma política que aumenta a quantidades de instâncias EC2 sempre que a taxa média de utilização da CPU permanecer acima de 70% por um determinado tempo. Isso é muito útil quando você não sabe o período em que a demanda aumentara e assim o AWS Autoscaling irá ajustar o ambiente para você.

 

autoscaling 2

 

No exemplo temos os serviços do Route 53, ELB e o Auto Scaling da AWS para conseguir atender à necessidade, ele ajustara a quantidade de instâncias EC2 assim que a utilização de CPU atingir 70% lançando uma outra instância EC2 na zona de disponibilidade B e quando o estado de saúde dela estiver ok, o ELB distribuirá o trafego entre elas.

 

AWS Autoscaling com base em uma programação

Às vezes, você sabe exatamente quando você vai precisar aumentar ou diminuir o número de instâncias EC2 em seu ambiente, simplesmente porque essa necessidade surge em uma programação previsível. Você pode fazer isso facilmente, e de modo automatizado, com o AWS Autoscaling.

No exemplo a seguir temos o AWS Autoscaling funcionando com base em uma programação por horário.

Ele inicia o dia com apenas uma instancia EC2.

autoscaling 3

As 10 horas o AWS Autoscaling irá reajustar os recursos conforme as imagens, no exemplo ele aumentará o número de instâncias EC2 de 1 para 2 e quando o estado de saúde dela estiver ok, o ELB distribuirá o trafego entre elas.

autoscaling 4

autoscaling 5

autoscaling 6

 

 

As 7 horas o AWS Autoscaling irá reajustar os recursos conforme as imagens, neste momento ele diminuirá quantidade de instâncias EC2 de 2 para 1.

autoscaling 7

autoscaling 8

autoscaling 9

Como vimos nos exemplos o AWS Autoscaling ajustou os recursos do ambiente com base em uma programação de horário. Mas o AWS Autoscaling pode ser customizado de inúmeras maneiras.

 

A BRLink é um parceiro auditado pela AWS e possuímos muitos casos de uso do AWS Autoscaling, onde os clientes reduziram seus custos e aumentaram a disponibilidade de seus ambientes.

Caso tenha ficado alguma dúvida entrem em contato com o nosso time que estaremos prontos para ajudar.

Categorias: